Revendedor Autorizado:
Compra
Garantida
Até 12x
sem juros
Pronta
entrega
A história do mais influente fotoclube brasileiro em livro, a produção dos fotógrafos que integraram o Foto Cine Clube Bandeirante, um dos mais antigos em atividade no país, já foi objeto de estudo de pesquisadores e historiadores, mas nunca antes alguém havia tomado a iniciativa de resgatar a história do mais importante e influente fotoclube brasileiro em livro. E, menos ainda, transformado 70 anos de trajetória em livro.
Foi esta a missão de Raul Feitosa, um verdadeiro ativista do período mais recente do Bandeirante, em Bandeirante - 70 anos de história na fotografia, que acaba de entrar para o cast da Editora Photos. O Bandeirante revolucionou a fotografia brasileira e quebrou padrões da época, pondera Nildo Teixeira, jornalista e historiador que assinou o Prefácio do livro.
Para compor a obra, Feitosa mergulhou de cabeça na documentação do Bandeirante realizando pesquisas detalhadas nos famosos boletins informativos, nas atas e, também, em tudo que foi publicado a respeito do fotoclube e até na produção dos fotógrafos que dele fizeram parte. Por conta de tudo isso, o autor construiu um material rico em detalhes que oferece ao leitor, de maneira inédita, a dimensão do envolvimento dos associados para transformar o Bandeirante no que é hoje - uma referência única na história da fotografia brasileira.
Este livro foi escrito para, simplesmente, exaltar a importância que o Bandeirante tem na história, não somente do fotoclubismo, mas da fotografia brasileira, destaca o autor na Introdução do livro.
Bandeirante - 70 anos de história na fotografia abrange como nasceu a ideia desse fotoclube, os personagens envolvidos, o início das atividades, as dificuldades financeiras, as soluções encontradas, a ascensão, o seu pioneirismo, o auge, o início de sua decadência, a estagnação e, finalmente, a sua recuperação lenta e gradual a partir do final dos anos 90.
Todo o roteiro é ilustrado com imagens, algumas inéditas, de alguns fatos históricos e, também, produzidas por muitos dos bandeirantes que ajudaram a construir esta rica história da fotografia brasileira.
Sobre o Autor:
Raul Feitosa nasceu em 1961, na cidade de Junqueirópolis - SP. Em 1983, mudou-se para o Canadá, onde estudou sobre técnicas de laboratório PB e aplicou seus conhecimentos de fotografia. De volta ao Brasil, matriculou-se nos cursos de fotografia do Foto Cine Clube Bandeirante. Após a conclusão dos cursos, foi convidado para ser tesoureiro e, posteriormente, eleito presidente da Diretoria. Em seu curriculum, constam duas exposições fotográficas individuais na Galeria do Bandeirante, "O Momento Único para a Eternidade" e "82 Dias: Imagens de um Passado Recente", além de ter os seus trabalhos expostos em outras coletivas e um 3º lugar conquistado no II Circuito Sul-Brasileiro de Arte Fotográfica, em Santa Catarina. Em 2007 foi membro do júri internacional do Festival Internacional da Imagem (Festimage), de Chaves, Portugal. Em 2013, recebeu a premiação com o 2º lugar no I Concurso de Fotografia da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo.